23 de agosto de 2023


A Diretora Executiva participa de evento e realiza visita técnica em Viçosa – MG


  A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o cenário de um evento que reuniu acadêmicos e profissionais para explorar as dimensões da inovação, empreendedorismo e gestão pública. Realizados nos dias 21 e 22 de agosto de 2023, o V Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (SIEGEP) e o VI Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (SinEGEPE) ocorreram presencialmente.

  A iniciativa foi resultado da colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) e o Grupo de Estudos em Transparência, Accountability e Corrupção (GETAC), ambos filiados ao Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da UFV. Adicionalmente, contou com a participação do Núcleo Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP), do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade FUMEC, Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM – Campus Benjamin Constant) e Universidade de Brasília (UnB).

O cerne do evento era impulsionar discussões e a troca de conhecimento, com ênfase na consolidação da área de Administração Pública e na esfera emergente da Inovação. Ao longo dos dois dias do encontro, duas mesas temáticas se sobressaíram:

Na Mesa Temática 1 –  Empreendedorismo & Inovação, as conversas versaram sobre empreendedorismo, inovação, economia criativa e a administração de pequenas organizações. Foram abordados temas que incluíam comportamentos empreendedores, modelos de negócios inovadores, empreendedorismo social, inovação sustentável, redes de empreendedorismo, entre outros.



Já na Mesa Temática 2 – Temas Emergentes em Gestão Pública, os participantes tiveram a oportunidade de explorar questões emergentes no campo da gestão pública. Entre os tópicos de discussão estavam capacidades estatais, gestão de recursos públicos, transparência, accountability, políticas públicas de gênero, gestão ambiental e outras áreas cruciais para otimizar a eficiência das organizações públicas.


Um destaque notável recaiu sobre a Prof.ª Dr.ª Daniela Meirelles Andrade, da Universidade Federal de Lavras, coordenadora do NIESP e Diretora Executiva da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC). Ela representou à UFLA na cerimônia de abertura, além de moderar a Mesa Empreendedorismo & Inovação, a economia criativa e a administração de pequenas organizações.


Vale ressaltar que o SIEGEP é um evento criado e idealizado pelo NIESP/UFLA e teve a sua primeira edição em 2017, sediada no DAE/UFLA. Já em 2021, ocorre a quarta edição , em modalidade online, o que permitiu a ampliação do evento, por meio de conexões entre diversas universidades e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).


Fonte: V Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (SIEGEP) e VI Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (SinEGEPE)



Font Resize
Auto Contraste