Contemplados no Programa Minha Casa Minha Vida de Lavras participam de reunião

A reunião foi realizada na sede do oitavo batalhão de polícia militar. Os 400 beneficiados foram divididos em grupos de 100. Nesse primeiro encontro foram esclarecidas dúvidas e como será todo o processo até a entrega das chaves.

Com o intuito de dar mais transparência ao processo, uma equipe de profissionais da Ufla irá realizar com os beneficiados um projeto técnico social. O serviço é uma exigência e faz parte do Minha Casa Minha Vida, que é um programa habitacional, de moradias populares. O trabalho será conduzido pela professora Júlia Moretto.

O projeto técnico social vai contar com o envolvimento de 20 estudantes de administração pública da Ufla.

Essa foi a primeira reunião com os contemplados no programa. E o projeto técnico social, além de auxiliar as famílias, tem o propósito de deixar o processo mais claro para toda a comunidade.

Segundo a professora Júlia o projeto será desenvolvido em duas etapas. Nesses dois momentos, o grupo fará um acompanhamento com as famílias de orientação em diversos setores de apoio.

Fonte: TVU Lavras

Projeto Técnico Social começa a ser executado pela FUNDECC

O Projeto Técnico Social (PTS) é desenvolvido a partir de diversas intervenções sócio-culturais que procuram promover a autonomia e o protagonismo social, por meio de ações que visem conduzir a criação de mecanismos que possam viabilizar a ampla participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção de bens e serviços, como saúde e educação, além de incitar a gestão participativa para a manutenção e conservação dos empreendimentos. O Projeto será coordenado pela Profª Dr. Julia Moretto Amâncio, doutora em Ciências Sociais e professora da área de Políticas Públicas. Além dela, a equipe executora conta com profissionais especialistas no Programa Minha Casa Minha Vida, como sociólogo, assistente social e psicólogo. O projeto que começa a ser executado pela FUNDECC ( Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural) será realizado com as famílias contempladas para aquisição de imóveis no novo conjunto habitacional Vista do Lago.

Os contemplados já estão recebendo em suas residências as cartas de convocação para as reuniões pré-contratuais. É de suma importância que os contemplados compareçam a estes encontros. As cartas estão disponíveis em todas unidades dos CRAS, caso algum contemplado não receba a carta, poderá retira-la na unidade mais próxima, mediante assinatura de uma lista de confirmação de retirada. Os contemplados serão contactados também por telefone.

As reuniões possuem caráter informativo, e são um espaço constituído para que os contemplados esclareçam dúvidas e recebam orientações acerca dos procedimentos que serão realizados de agora em diante. Famílias com pendências documentais serão contactadas pela Prefeitura.

Caso surja alguma dúvida em relação ao conteúdo da carta as famílias podem entrar em contato pelo telefone (35) 9-9738-8728 ou pelo e-mail comunicacao.pts@gmail.com

AVISO DE LICITAÇÃO SETOR DE COMPRAS/FUNDECC Concorrência Nº 002/2017

Fundação do Desenvolvimento Científico e Cultural
Código da UASG: 925390

Concorrência – SRP Nº 2/2017
Objeto: Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados, envolvendo as atividades de Suporte a Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Apoio técnico em capacitação e treinamento em geotecnologias e legislação ambiental e florestal, conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Termo de Referência e nos Anexos
Edital a partir de: 31/03/2017 das 08:00 às 12:00 Hs e das 14:00 às 17:00 Hs
Endereço: Campus Historico da Ufla – – Lavras (MG)
Telefone: (0xx35) 38291815
Fax: (0xx35)
Entrega da Proposta: 16/05/2017 às 09:00Hs

Edital Concorrencia 002 2017 (Sensoriamento e Geo) 2017(21-03)

Anexo I – TR_UST_21-03

Anexo II – Crite_rios Tecnicos e Elementos

ANEXO III – Planilha Referencial para Formacao de Preco

ANEXO IV – Declaracao de Fatos Impeditivos

ANEXO V – Declarac_a_o que nao Emprega Menor

ANEXO VI – Declaracao de Elaboracao Independente de Proposta

ANEXO VII -Declaracao de ME EPP

Anexo VIII – CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

ANEXO IX – Minuta contrato anexo Edital 22017

ANEXO X – Habilitacao Tecnica

TERMO-DE-ALTERAÇÃO-DO-EDITAL-CONCORRENCIA-002-20170001.jpg

TERMO-DE-ALTERAÇÃO-DO-EDITAL-CONCORRENCIA-002-20170002.jpg

AVISO DE LICITAÇÃO SETOR DE COMPRAS/FUNDECC Concorrência Nº 001/2017

A FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL-FUNDECC, através  da Comissão Permanente de Licitação, torna público, nos termos da LEI n° 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, que fará realizar procedimento licitatório – TIPO: TÉCNICA E PREÇO– Data e hora da sessão pública: 10/04/2017 às 09h00min. LOCAL: Sede Administrativa da FUNDECC – Campus Histórico da UFLA – Lavras/MGOBJETO: Contratação de empresa especializada para execução de serviço de Apoio técnico em desenvolvimento de plataforma tecnológica – Contatos: Tel: (35)3829-5111/3829-1815 – e-mail:cplfundecc@gmail.com. Vera Lúcia Matias – Presidente CPL

Os documentos podem ser acessados por estes links:

1 – ANEXO I – Termo de Referencia

2 – Anexo II – Crite_rios Tecnicos e Elementos que Deverao Compor o Produto e Servico a serem entregues

3 – ANEXO III – Planilha Referencial para Formacao de Preco

4 – ANEXO IV – Declaracao de Fatos Impeditivos

5 – ANEXO V – Declarac_a_o que nao Emprega Menor

6 – ANEXO VI – Declaracao de Elaboracao Independente de Proposta

7 – ANEXO VII -Declaracao de ME EPP

8 – ANEXO VIII – Criterios de Classificao e Julgamento das Propostas

9 – ANEXO IX – Minuta contrato anexo Edital 2017 -ponto função 20-02

10 ANEXO X – Habilitacao Tecnica Concorrencia 001 2017(PF) (21-02)

ATA-DE-ABERTURA-CONCORRENCIA-0012017-SUSPENSÃO

ATA-DE-ABERTURA-CONCORRENCIA-0012017-HABILITAÇÃO

ATA-DE-ABERTURA-PROPOSTA-DE-PREÇOS

AVISO DE LICITAÇÃO SETOR DE COMPRAS/FUNDECC PE (SRP)Nº 001/2017

A FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E CULTURAL-FUNDECC, por meio da Comissão Permanente de Licitação, torna público, nos termos da LEI n° 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, que fará realizar procedimento licitatório PREGÃO ELETRONICO – TIPO MENOR PREÇO GLOBAL- Data e hora da sessão pública: 02/03/2017 às 09:00h. – LOCAL: ComprasNet – UASG: 925390 – OBJETO: Contratação de empresa especializada no fornecimento de combustíveis, – Contatos: Tel: (35)3829-1911 – e-mail: eriwelton@fundecc.ufla.br – Eriwelton Vilela Coelho – Pregoeiro.

O edital pode ser acessado por esse link: Edital Pregão eletronico SRP 012017 Combustivel-Fundeccc

Burocracia X Pesquisadores

Um estudo realizado em 34 universidades federais pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às IFES e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), mostra que um pesquisador gasta em média, 33% de seu tempo para resolver problemas burocráticos que incidem, principalmente, sobre a compra de materiais, bens e insumos utilizados nos laboratórios das instituições de ensino superior (IFES) e de pesquisa científica e tecnológica.

 

O levantamento mostra que excesso de burocracia encarece o custo da pesquisa e a torna lenta em uma área dinâmica e que enfrenta uma forte competitividade internacional. “ – Essa é uma corrida de Fórmula 1, e nessa corrida nós brasileiros vamos de fusquinha”, comparou o coordenador da pesquisa, Fernando Peregrino, presidente do Confies e diretor-executivo da Fundação Coppetec.

A sondagem, chamada “O que pensa o pesquisador brasileiro sobre a burocracia?”, foi realizada entre novembro e dezembro do ano passado e ouviu 301 pesquisadores que coordenam projetos de pesquisa em 34 universidades federais, distribuídas em 23 estados e o Distrito Federal. O estudo foi feito com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Responsável pela pesquisa, o presidente do Confies, Fernando Peregrino, disse que o excesso de burocracia traz perdas significativas à atividade de pesquisa e o desenvolvimento (P&D) do País. Conforme disse, em cada universo de 10 cientistas, os serviços burocráticos consomem o tempo de três pesquisadores.

Com base na plataforma de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Peregrino conta que existem 188 mil pesquisadores em atividade no País. Mas que, em razão da burocracia excessiva, quase 60 mil deles são subtraídos.

“Efetivamente, temos uma população de 120 mil pesquisadores. Suponhamos que a metade desse tempo seja necessário, mesmo assim seriam menos 30 mil cientistas (na atividade)”, considerou.

Preocupações

Para o dirigente do Confines, o resultado da sondagem “é preocupante”, já que 75% dos projetos são financiados pelo setor público. Ou seja, são regidos pelas regras de gestão burocrática do próprio governo. “Trata-se de um desperdício em um país que tem dez vezes menos pesquisadores por 100 mil habitantes em atividade na comparação com a maioria das nações que alcançaram o desenvolvimento”, destacou Peregrino.

Segundo ele, os trâmites burocráticos que retardam o andamento das atividades de pesquisa derivam da complexidade e excesso de legislações, e de dificuldades que os pesquisadores enfrentam na gestão dos projetos, principalmente no poder de compra dos materiais e de importação de bens e insumos utilizados nos laboratórios. “São regras muito rígidas impostas para o pesquisador conseguir atender o plano inicial do projeto de pesquisa”, lamentou.

Peregrino afirma que, tradicionalmente, o plano de uma pesquisa inovadora sofre com as oscilações do mercado e com as inovações que aparecem pelo meio do caminho. “A gestão de um projeto de pesquisa é diferente de um projeto de construção de um imóvel, porque a pesquisa é inovação, sempre vai aparecer algo novo”, disse.

Apesar dos problemas burocráticos, a pesquisa aponta que 65% dos pesquisadores têm interesse de empreender o resultado de sua pesquisa, com ou sem apoio do governo. Enquanto, 78% afirmam que a pesquisa financiada com recursos públicos deve ser comercializada.

Tendência

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson Bittencourt de Andrade, analisou o resultado da pesquisa e disse que a percepção geral do pesquisador é de que a burocracia aumentou, embora a amostragem da pesquisa seja concentrada somente nos pesquisadores que têm projetos nas fundações de apoio às Instituições de Ensino Superior (IFES) associadas às Fundações de Apoio à pesquisa. “Esse ainda é um universo bem restrito”, disse.

Andrade informou que o titular da pasta do MCTIC, Gilberto Kassab, vem trabalhando para minimizar esses problemas na atividade de pesquisa, juntamente com ministérios e outros órgãos.

Para o secretário do MCTIC, essa sondagem, contudo, sinaliza a percepção de que a burocracia é generalizada na atividade de pesquisa e que até aumentou nos últimos anos, em todos os níveis da esfera federal. Para ele, em muitos casos, os entraves estão atrelados às ações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Conforme relatou Andrade, também existe burocracia excessiva na esfera estadual, principalmente nas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), que, em muitos casos,  está associada ao Tribunal de Contas dos Estados. “É outro tipo de burocracia”, disse. Acrescentou ainda que também nas universidades estaduais existe outra hierarquia de burocracia, fator que também repercutido na atividade de pesquisas nos municípios.

Para o secretário do MCTIC, o ideal é aprofundar a percepção do pesquisador sobre a burocracia em suas atividades, ampliando o universo da pesquisa em todos os níveis, porque o foco do trabalho do pesquisador é a pesquisa.

Marco Legal da CT&I

Andrade acredita que a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, em processo, deve ajudar a cortar o excesso de burocracia na atividade de pesquisa e também melhorar a relação entre a universidade e empresa.

Andrade lembrou que a reunião do colegiado do Conselho de Ciência e Tecnologia (CCT), na última terça-feira, 24, na sede do CNPq, em Brasília, abordou a questão da burocracia e destacou que o Marco Legal faz parte de uma das comissões temáticas estabelecidas pela Comissão de Coordenação do CCT. O novo Marco Legal da área de CT&I foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e sancionado em janeiro de 2016, com oito vetos.

Fonte: Viviane Monteiro – Jornal da Ciência

Oportunidade: Estágio em Geoprocessamento

Local de Trabalho: Campus da Universidade Federal de Lavras – UFLA/ LEMAF. Inserido no Departamento de Ciências Florestais

Cargo: Estágio em Geoprocessamento

Cursando: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Agronomia, Geografia, Agrimensura, Engenharia cartográfica e áreas afins.

Desejável: Conhecimento básico ou cursado disciplinas de Sensoriamento Remoto (SR) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Inglês Intermediário; Conhecimento básico em pacote Office.

Diferencial:

  • Experiência em softwares de SIG e SR (ArcGIS, QGIS, ENVI, ERDAS, etc.);

Atribuições e Responsabilidades

  • Criar mapas e gráficos, usando softwares proprietários e livres de SIG;
  • Realizar pesquisas sobre áreas de estudo;
  • Conhecimentos básico das especificações técnicas ET-ADGV, ET-RDG e ET-CQPCDG;
  • Compilar dados geográficos de uma variedade de fontes, incluindo censos, observação de campo, imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas existentes;
  • Preparar metadados nos padrões específicos brasileiros e outras documentações;
  • Mover, copiar, excluir e adicionar arquivos, desenhos e mapas para gerar relatórios em cópia impressa ou transferência eletrônica;
  • Organizar, modificar e armazenar arquivos geográficos de acordo com padrões estabelecidos nos projetos;
  • Reunir-se com os usuários para definir necessidades de dados e saídas necessárias.

Participe do processo de seleção

Envie seu Curriculum Vitae para rh@lemaf.ufla.br com o assunto Vaga Estágio em Geoprocessamento


Etapas do processo de seleção

Recebimento de currículos: De 16/02 a 03/03/2017;
Entrevista: Será marcada entre os dias 06/03 à 10/03/2017;
Resultado: Será Divulgado o resultado final no dia 10/03/2017.
A data da entrevista e do resultado podem ser modificados a depender de como ocorrer o processo.