Faepe e Fundecc realizaram workshop para troca de experiências com outras fundações de apoio

17 de abril de 2015


worshop-fundacoes1A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural promoveram, na última semana, um workshop para discutir temas relativos à Gestão e Desenvolvimento das Fundações de Apoio. O evento ocorreu no Centro de Treinamento do Câmpus Histórico da UFLA e se dirigiu a professores, pesquisadores, pós-graduandos, técnicos administrativos e demais interessados.

Participaram do workshop, além de profissionais da UFLA, da Faepe e da Fundecc, gestores e profissionais das fundações de apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Durante o evento, os participantes partilharam ideias e experiências, com o intuito de melhorar a eficiência na gestão administrativa e financeira de projetos‏.  As reflexões resultantes poderão subsidiar a pauta do próximo Encontro Anual de Dirigentes das Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Faipes MG), a ser realizado no próximo semestre em São João del Rei.

Entre os temas abordados nos dois de evento estão a melhoria na relação entre universidade e fundação, a gestão da propriedade intelectual no ambiente acadêmico, a captação e gestão de projetos na iniciativa privada e pública, além da apresentação dos casos práticos de gestão da Rádio e TV, das fundações de apoio da UFOP e da UFU.

Foi divulgado, no decorrer do workshop, o Plano Estratégico das Fundações Faepe e Fundecc, elaborado para o período de 2015 a 2018, bem como as ações que já estão sendo implementadas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Outra atividade que fez parte da programação foi a entrega do prêmio Inovação à colaboradora do Setor de Compras Marcela Gonçalves da Silva Tiradentes, que apresentou maior pontuação na caixa de sugestões da campanha Prêmio Ideia, pelo qual os colaboradores foram incentivados a apresentar ideias que resultassem em benefícios reais para as suas fundações, em seu plano estratégico.

Para o diretor executivo das fundações de apoio à UFLA, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, o evento trouxe resultados concretos. “Foram dois dias de intensas trocas de experiência. As dificuldades das fundações são as mesmas, a diferença é a maneira como cada uma delas resolve as mesmas questões. Ficar dois dias buscando soluções em conjunto para questões comuns, acredito, foi a grande riqueza desse encontro”, avaliou.

Rádio e TV Universitária

Gestores e colaboradores da Rádio e da TV Universitária da UFLA, diretores e gerentes da Faepe e jornalistas da Assessoria de Comunicação da Universidade reuniram-se em uma das tardes do evento. Eles discutiram a gestão, a produção de conteúdo e o reposicionamento dos veículos. A assessora na gestão da TV e da Rádio Educativa da UFU Marília Reis foi uma das palestrantes, que promoveu também dinâmica de grupo entre os participantes. Ela enfatizou os pontos relevantes a serem considerados quando há necessidade de promover mudanças. “As diretrizes institucionais, a missão e os valores, no processo para novos projetos, novos programas e um novo modo de fazer, tem que ser de conteúdo educativo; sem este norte é impossível se planejar a curto, médio e longo prazo.”

Com informações e fotos de Diter Stein, assessor de Comunicação da Faepe e Fundecc.


Font Resize
Auto Contraste